FERTILIDADE POR UM CARRO
Os indianos andam loucos com os bilhetes da lotaria quando se submetem a operações de esterilização. Eliminar a possibilidade de ter mais filhos dá direito a participar num sorteio cujo grande prémio são vários Tata Nano, o carro mais barato do mundo que custa cerca de 2200 euros, bem como motos, televisores e outros pequenos eletrodomésticos. Esta campanha sanitária visa combater o excesso de população na Índia, e tem como lema “ famílias pequenas são famílias felizes”. Para concorrer, basta provar que já tem filhos ir a uma clinica de esterilização. A adesão está a ser maioritariamente de mulheres da classe média indiana que anseiam por padrões de vida dos países do ocidente e por fim à miséria em que vivem. A índia conta com uma população de 1200 milhões de pessoas onde cerca de 37% das mulheres são esterilizadas, mas só cerca de 3% das mulheres toma pilula contracetiva, 5% da população usa preservativo e menos de 1% dos homens se sujeitou a vasectomias. A Associação Population Foundation of Índia reagiu com indignação, contra a banalização da medida, afirmando que a campanha está a por os casais sob chantagem. Na Índia a taxa de natalidade passou de 4,01 filhos por mulher em 1990 para 2,59 filhos por mulher em 2010, mesmo assim muito longe dos 2,1 desejáveis. Ao contrário da Índia, os países ocidentais deparam-se com problemas de baixa natalidade. Países como a Inglaterra, bilhetes de lotaria dão direito a tratamentos de fertilidade nas melhores clinicas de país.