Cada vez mais estudos comprovam os benefícios de uma vida sexual saudável para nosso organismo. A atividade sexual é fundamental, ao ponto da Organização Mundial de Saúde apontá-la como um dos sete índices para medir a qualidade de vida. Sexo faz bem para a saúde! Um estudo americano recente mostrou que pessoas que praticam sexo com frequência vivem mais e têm menos riscos de desenvolver doenças cancerígenas. Especialistas afirmam que a frequência da prática sexual para ter efeitos benéficos na saúde deve ser de pelo menos três vezes por semana.
Uma sexualidade plena não só beneficia a relação a dois como também traz múltiplos efeitos positivos para a sua saúde e para o seu bem-estar. Veja o que a ciência já concluiu sobre os benefícios de uma vida sexual ativa:
· Previne doenças cardíacas
Um estudo da Universidade de Queens concluiu que os homens que têm relações sexuais três vezes por semana têm um risco menor de sofrer de um ataque cardíaco ou AVC.
· Fortalece a estrutura óssea e muscular
Um estudo britânico mostra que uma atividade sexual regular aumenta os níveis de testosterona, o que contribui para a saúde dos ossos e dos músculos.
· Reduz o stress
O sexo estimula a produção de endorfinas, substância que controla a ansiedade, favorece a sensação de prazer e relaxamento e diminui os níveis de stress.
· Alivia as dores nas costas
Durante o ato sexual, as emissões da hormona ocitocina são cinco vezes maiores do que em estado normal, o que liberta endorfinas, hormonas associadas ao prazer e bem-estar, que podem aumentar a capacidade de resistência à dor.
· Reforça o sistema imunitário
Ter sexo uma vez por semana produz mais 30 por cento de hemoglobina A e reforça as defesas do organismo. A conclusão é de um estudo realizado por uma equipa de psicólogos norte-americanos. É, por isso, ideal para fugir às gripes e constipações.
· Exercita o coração
Durante o orgasmo, o coração pode chegar a atingir 180 pulsações por minuto, o que facilita a irrigação do organismo.
· Previne a disfunção erétil
Exercitar o pénis, pelo menos três vezes por semana, ajuda a prevenir a disfunção erétil e outros problemas sexuais.
· Protege contra o cancro da próstata
Diversos estudos indicam que os homens que ejaculam com maior regularidade têm 30 por cento menos probabilidades de desenvolverem cancro da próstata. A frequência da ejaculação evita a acumulação de substâncias potencialmente nocivas no sémen.
· Alivia o cansaço
O sexo estimula a produção de testosterona, o que ajuda a aliviar o cansaço. Os níveis baixos desta hormona são responsáveis pelos estados de fadiga.
· Combate a depressão
O aumento da produção de testosterona ajuda ainda a combater a falta de libido que pode prejudicar a relação do casal. Associados aos baixos níveis da testosterona, estão também quadros depressivos. Se optar por uma vida sexual mais ativa, estará a combater a depressão.
· Aumenta o afeto
Momentos antes do orgasmo, os níveis de oxitocina, conhecida como a hormona do amor, atingem o seu auge, promovendo o afeto entre o casal.
· Melhora o sono
A oxitocina tem ainda um papel preponderante em boas noites de sono. E dormir bem é muito benéfico para a saúde!
· Aumenta a autoconfiança
Quantas mais vezes fizer sexo, mais se vai sentir desejado e melhor se vai sentir com o seu corpo, o que vai melhorar e aumentar a sua autoestima e a sua confiança.
· Mantém a boa forma
Uma vida sexual ativa e saudável também emagrece. Durante o ato sexual pode chegar a gastar cerca de 1,8 kcal por minuto. Um ato sexual intenso, com duração de 15 minutos, queima, em média, 300 calorias!
· Pode prevenir o cancro da mama
A estimulação dos seios durante o ato sexual e o orgasmo promovem a libertação de oxitocina, uma substância que também poderá proteger a mulher do cancro da mama. No entanto, este é um benefício que ainda não foi comprovado por nenhum estudo científico recente.
· Faz bem à pele
O sexo aumenta a produção de serotonina, que abre os poros e ajuda a libertar impurezas, tornando a pele mais luminosa.
· Aumenta a felicidade e a longevidade
São vários os estudos científicos que mostram que uma sexualidade saudável está associada a mais felicidade e bem-estar e a uma maior longevidade. Por isso, não menospreze o sexo. A vida sexual deve ser encarada como uma componente importante da sua saúde em geral.